Um russo, de 53 anos, viveu nove anos sentindo dores e desconforto na região das costelas. A causa do incômodo só foi descoberta ao realizar uma tomografia computadorizada: um pedaço de vidro estava alojado em seu fígado. Esse caso inusitado foi divulgado pela Secretaria de Saúde da região de Kirov, na Rússia, no começo de julho.
De acordo com o órgão, o objeto pontiagudo foi localizado do lado direito do fígado e, ao ser questionado pelos médicos, o paciente não soube dizer como o vidro poderia ter ido parar ali. Ele apenas afirmou que não possuía histórico de traumas. O homem passou por um procedimento no Hospital Clínico Regional de Kirov, onde retiraram o objeto em uma cirurgia por laparoscopia que durou cerca de duas horas.
– Imagine nossa surpresa quando vimos no monitor endoscópico um pedaço de vidro medindo 88x15x7 mm com bordas afiadas. Durante a operação, descobrimos que o corpo estranho estava coberto por uma cápsula de tecido conjuntivo. É assim que o corpo reage à invasão de um corpo estranho no tecido: desenvolve-se uma inflamação asséptica e forma-se uma concha ao redor do objeto estranho, separando-o dos tecidos saudáveis – afirmaram os médicos no comunicado da Secretaria de Saúde de Kirov.
Ainda de acordo com os médicos, o paciente teve sorte, porque esse tipo de ferimento poderia ter causado uma inflamação purulenta e abscesso, o que exigiria cirurgia de urgência.
Fonte: O Globo
Commenti