Os exames realizados no casal de alemães suspeitos de estarem infectados pelo vírus Marburg descartaram a doença. Os resultados foram anunciados pelas autoridades de saúde do país nesta sexta-feira (4/10).
O casal voltava de uma viagem à Ruanda, país africano que vive um surto de Marburg. O rapaz, que é estudante de Medicina, prestou serviços médicos durante a viagem e esteve ao menos duas vezes com pacientes infectados pelo vírus. Ele, entretanto, declarou que usava equipamento de segurança adequado.
Os exames que descartaram os casos suspeitos foram realizados em um hospital universitário de Hamburgo, depois de a vigilância epidemiológica alemã ter sido acionada pelo próprio estudante, que apresentou sintomas gripais na viagem de volta para casa.
Por conta da possibilidade de contaminação pelo vírus, a estação de trem em que o casal circulou foi fechada temporariamente na terça-feira (3/10).
“Após o resultado negativo do teste e a ausência de sintomas, as autoridades sociais descartam qualquer risco para terceiros durante a viagem. Como não havia vírus presentes, nunca houve qualquer risco de infecção pelo vírus Marburg para passageiros aéreos e ferroviários”, informou o jornal alemão Bild.
O caso mereceu atenção mundial porque a infecção provocada pelo Marburg é altamente contagiosa e letal. Apesar de a OMS, classificar o risco atual de surto em outras regiões do planeta como baixo, o Marburg é considerado como um dos patógenos capazes de provocar uma nova pandemia.
Fonte: Metrópoles
Comments