A festa junina é uma celebração cultural que conta com uma diversidade de alimentos regionais em todo o Brasil. São pratos típicos deliciosos e tentadores que costumam ser preparados com ingredientes provenientes da colheita realizada pelos agricultores, oferecendo ao público uma variedade de opções.
A festa junina, no entanto, vai muito além do milho. A professora de nutrição Paloma Popov, do Centro Universitário de Brasília (Ceub), também dá destaque a alimentos como a batata-doce e o amendoim, que são ricos em carboidratos e fornecem uma quantidade significativa de energia ao organismo.
Ela acrescenta que o milho e a batata-doce contêm fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. O amendoim, por sua vez, é fonte de gorduras saudáveis.
“No caso do amendoim, é recomendado consumi-lo com moderação para evitar adições excessivas de açúcar. Os doces típicos feitos com a leguminosa, como pé de moleque e paçoca, são clássicos juninos, porém, devem ser consumidos com cautela devido ao alto teor de gordura, mesmo que sejam benéficas”, explica a especialista.
A abóbora é outra opção interessante, já que é rica em vitaminas, enquanto a mandioca fornece carboidratos naturais. A nutricionista destaca ainda o coco, que pode ser utilizado em doces, bolos e salgados nutritivos.
Tem de sal e tem de doce
Geralmente, as celebrações coincidem com noites frias e, para se aquecer, uma das opções mais populares é o caldo. O verde, o de feijão e o de frango com milho, além de esquentar, fornecem uma fonte adicional de proteínas.
“Os caldos são muito versáteis e a inclusão de legumes e verduras contribui para enriquecer o valor nutricional das preparações, fornecendo vitaminas e minerais essenciais”, destaca Paloma.
Para desfrutar da festa sem medo e ainda obter benefícios significativos para a saúde, a especialista sugere substituir frituras por opções assadas ou grelhadas. “Ao escolher pastéis assados em vez de fritos, por exemplo, reduz-se a quantidade de gorduras e calorias consumidas”, explica. Outra dica é sempre incluir legumes e verduras para garantir um equilíbrio nutricional.
Em relação aos doces, Paloma ressalta que, embora muitas sobremesas típicas de festa junina sejam à base de açúcar, é possível desfrutar dessas delícias com moderação — é só não exagerar.
“Frutas podem ser usadas como acompanhamento no fondue de chocolate meio amargo, por exemplo. A combinação proporciona uma mistura de sabores e nutrientes, como água, antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras das frutas, tornando-se uma alternativa interessante para complementar a alimentação e aproveitar os sabores do período festivo”, recomenda a nutricionista.
Fonte: Metrópoles
Comments