Perder peso parece uma tarefa difícil e que exige muitas restrições alimentares. Entretanto, é possível emagrecer sem deixar de lado opções deliciosas, especialmente no café da manhã. Especialistas afirmam que fazer as combinações certas é muito mais eficaz para o emagrecimento saudável do que restringir alimentos e diminuir porções.
De acordo com a nutricionista Bruna Salgado, a melhor dica é juntar proteínas e gorduras de qualidade aos carboidratos, uma vez que eles melhoram a retenção dos nutrientes da refeição e aumentam a saciedade. “Se você só come carboidratos, em seguida, ficará com mais fome.
Equilibrar o prato com outros tipos de alimentos evita que você precise comer rapidamente e melhora a qualidade da dieta”, explica.
Confira 6 opções práticas para o café da manhã recomendadas por duas nutricionistas para ajudar no processo de perda de peso sem sofrimento:
1. Iogurte e frutas
Iogurtes gregos, naturais e coalhadas são excelente fontes de proteína e auxiliam a controlar o peso. O consumo desses alimentos está associado com menor Índice de Massa Corporal (IMC), menor aumento de peso e menor taxa de gordura corporal, de acordo com um estudo publicado na Revista Internacional de Obesidade. As frutas vermelhas, especificamente, são o complemento perfeito para essa opção de café da manhã, já que são ricas em flavonoides, compostos antioxidantes ligados à manutenção do peso e à prevenção da obesidade.
2. Aveia e pasta de amendoim
A aveia é um carboidrato que potencializa a perda de peso, de acordo com estudos. Além de ser pouco calórico, o cereal integral é rico em fibras e auxilia na digestão, além de aumentar e prolongar a saciedade, prevenindo lanches desnecessários ao longo do dia.
Extremamente versátil, a aveia pode ser acompanhada por pasta de amendoim, que é cheia de proteínas e gorduras que fazem bem à saúde. Acrescentar frutas, como a banana, também é uma ótima maneira de diminuir a fome após a refeição.
3. Ovos mexidos e molho de pimenta
Pesquisadores norte-americanos descobriram que acrescentar meia colher de chá de molho de pimenta a uma porção de dois ovos reduz o apetite e ajuda a queimar calorias após a refeição. De acordo com cientistas americanos, a capsaicina, composto químico encontrado na pimenta, estimula a perda de peso a nível molecular à medida que queima gordura por causar um aumento no metabolismo.
4. Suco verde e sementes
O aumento da ingestão de fibras é uma dica necessária para quem deseja perder peso. Por isso, o consumo de apenas 5 gramas de sementes é essencial para manter o peso adequado, pois são fonte de ômega-3, ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e possuem função antioxidante, de acordo com a nutricionista Luanny Tayllon.
Embora as sementes (como a chia, por exemplo) possam ser consumidas com outros acompanhamentos, misturá-las ao suco verde pode providenciar nutrientes e vitaminas essenciais, além de antioxidantes e minerais para manter o corpo em ótimo funcionamento ao longo do dia.
5. Whey protein e frutas
Uma opção para inserir o suplemento de proteína à dieta é adicioná-lo à água ou leite e bater a mistura no liquidificador com frutas. Essa opção é rápida e irá te manter saciado por um bom tempo, além de apresentar benefícios metabólicos.
6. Crepioca
Bater um ovo com uma colher de sopa de tapioca e acrescentar queijo é uma forma diferente de melhorar o índice glicêmico da refeição, aponta a nutricionista Luanny. A opção pode ser acrescentada a uma fatia de mamão fatiado com chia, por exemplo.
Fonte: Metrópoles
Comments