top of page
Foto do escritorPortal Saúde Agora

Da calvície à micose: especialistas revelam por que você nunca deve ir para a cama com o cabelo molhado



Sua avó ou sua mãe já deve ter comentado que não se deve dormir de cabelo molhado para não ficar gripado ou resfriado. Pois é, elas estavam certas. Uma dermatologista, afirmou que dormir com os fios molhados podem causar uma série de problemas no couro cabeludo e até problemas respiratórios, que podem causar coceira, manchas calvas.


A dermatologista Noelle Sherber afirma que as bactérias e germes prosperam em ambientes quentes e úmidos, e os cabelos molhados são ótimos exemplos para a proliferação deles. Segundo ela, há uma espécie especifica chamada de Malassezia que “pode se acumular no couro cabeludo e causar descamação, podendo ser confundida com caspa”.


Malassezia também pode causar a formação de espinhas com coceira no rosto, couro cabeludo e parte superior do corpo. Dormir com o cabelo molhado também pode causar acne e pústulas, que são pequenas feridas inflamadas, semelhantes a bolhas, cheias de pus e que podem causar muita coceira ou dor. Há também uma infecção chamada foliculite bacteriana ou fúngica, que é comum e provavelmente não causará efeitos colaterais graves.


No entanto, os inchaços podem ser persistentes e difíceis de tratar, dependendo se são provenientes de bactérias ou fungos, e os casos graves podem precisar ser tratados com medicamentos orais.


“Eu diagnostiquei pacientes com isso e tracei a causa ao fato de eles dormirem com o rosto em um travesseiro úmido, causado por irem para a cama com o cabelo molhado”, afirma Sherber.

Além dos problemas de pele, as infecções respiratórias também preocupam os médicos.


Especialistas afirmam que sair do banho e ir direto para a cama com a cabeça molhada pode causar problemas respiratórios, porque travesseiros e roupas de cama úmidos podem estimular o crescimento de mofo, o que pode irritar as vias respiratórias.


Para evitar problemas, eles recomendam secar o cabelo antes de dormir ou amarrar o cabelo comprido em um rabo de cavalo frouxo e se deitar sobre uma fronha de seda ou cetim, o que pode reduzir o atrito do cabelo.


Além dos cuidados com os cabelos, os médicos dizem que é importante lavar regularmente as fronhas, que são propensas ao acúmulo de bactérias, e você deve trocá-las ou lavá-las semanalmente.


Fonte: O Globo

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page