O ex-BBB Eliezer contou em seu Instagram neste final de semana que tem ginecomastia, uma condição que causa o inchaço do tecido mamário masculino.
"Por mais que eu sempre tenha levado isso muito 'de boa' com pessoas que 'me zoam', principalmente quando eu estava no BBB, é uma coisa que me incomoda muito e que piorou agora durante a gestação da Lua [sua filha com Viih Tube]", disse ele. Segundo o influenciador, o seu caso é resultado de um "desequilíbrio hormonal" que faz as mamas crescerem.
A ginecomastia é uma condição de saúde que pode ser resultado de diferentes de alterações hormonais. Apesar disso, em muitos casos, a sua causa específica costuma não ser conhecida.
O que é a condição? A ginecomastia é uma condição que faz com que o tecido mamário masculino inche e se torne maior que o normal. De acordo com o NHS, o serviço de saúde britânico, ela costuma ser mais comum em meninos adolescentes e homens mais velhos. Quais são as suas causas? Ainda segundo o NHS, a ginecomastia pode estar associada a diversas alterações hormonais, como o desequilíbrio entre os hormônios sexuais testosterona e estrogênio.
O estrogênio provoca o crescimento do tecido mamário. Embora todos os homens produzam um pouco de estrogênio, geralmente eles têm níveis muito mais altos de testosterona, o que impede que o estrogênio cause o crescimento do tecido mamário.
Por isso qualquer alteração hormonal do tipo pode fazer com que os seios de um homem cresçam.
Justamente por essa razão a condição costuma ser comum nos seguintes grupos:
Meninos que estão na puberdade
Homens obesos (o aumento do peso pode aumentar os níveis de estrogênio)
Homens mais velhos (idosos costumam produzir menos testosterona).
O problema é que, às vezes, a causa desse desequilíbrio é desconhecida.
Outras causas, porém, que podem estar associadas incluem:
Efeitos colaterais de certos medicamentos.
Uso de drogas, como cannabis ou esteroides anabolizantes.
Abuso de álcool.
Certas condições de saúde, como insuficiência renal ou doença hepática.
Síndrome de Klinefelter (um distúrbio genético raro).
Como é o tratamento? Certos medicamentos podem ser usados para ajustar o desequilíbrio hormonal do paciente que tem a condição.
Apesar disso, segundo a faculdade de medicina Johns Hopkins, como a maioria dos casos de ginecomastia ocorre durante a puberdade, a condição geralmente melhora com o tempo, sem a necessidade tratamento. Isso pode levar de 6 meses a 2 ou 3 anos.
Em alguns casos (mais raros), cirurgias costumam ser indicadas para remover o excesso de tecido mamário.
Fonte: G1
Comentarios