Blocos, viagens, bebidas alcoólicas e comidas convidativas, mas nem sempre saudáveis: o Carnaval é uma festa, e festejar faz bem à saúde. Mas não é incomum passar dos limites durante a maratona carnavalesca. Com base nisso, o EU Atleta conversou com a nutricionista esportiva Vivianne Benini e com o chef funcional Ipê Aranha a fim de dar dicas de como ajudar o organismo a se livrar dos alimentos gordurosos e do excesso de álcool, com direito a quatro receitas detox funcionais e deliciosas.
– Após festas como o Carnaval, é comum o ganho de peso e o excesso de toxicidade por causa dos exageros, principalmente de bebidas alcoólicas. Sendo assim, é essencial cuidar do corpo após esse período – diz Benini.
O próprio corpo tem órgãos responsáveis pela eliminação das toxinas, especialmente os rins, que filtram e produzem a urina; a pele, através da transpiração; e os pulmões, pela respiração. No entanto, não sobrecarregar esses órgãos, diminuindo as quantidades de toxinas que ingerimos através de bebida, comida e cigarros, por exemplo, ajuda nesse momento de detox pós-Carnaval.
Quais alimentos devem ser evitados após o Carnaval?
A nutricionista Vivianne Benini explica que, como os processados e ultraprocessados são muito consumidos no Carnaval, o ideal é fugir desse tipo de comida após a folia, especialmente porque os aditivos presentes nesses alimentos ultraprocessados levam ao ganho de peso.
– Os aditivos alimentares são adicionados aos alimentos para melhorar o processamento, embalagem e armazenamento. No entanto, esses aditivos são toxinas estranhas para o nosso corpo e podem conduzir a um excesso de toxicidade e ganho de peso. Por isso, a dica é evitar os aditivos em períodos pós-excessos como o Carnaval, o que vai ajudar a aumentar a energia – explica.
Por isso, cortar ao máximo os processados é a dica. Para garantir que isso aconteça, a leitura atenta dos rótulos dos alimentos é essencial.
– Quanto menos ingredientes, melhor. Se o alimento tiver aditivos químicos, conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais (geralmente representados por números), deixe na prateleira – complementa a nutricionista.
Evite esses aditivos alimentares:
Adoçantes artificiais
Xarope de milho rico em frutose
Glutamato monossódico
Gordura trans
Corantes alimentares artificiais
Sulfito de sódio
Nitrato de sódio / Nitrito de sódio
BHA e BHT
Dióxido de enxofre
Potássio bromato
Dicas para recuperar o corpo
Aposte em sucos frescos, tais como sucos verdes ou sucos vermelhos, pois ajudam a fornecer nutrientes fundamentais para o organismo.
Prefira alimentos orgânicos. A redução da carga tóxica é um objetivo primário para reduzir a carga sobre o sistema imunológico, permitindo ao corpo ativar seus próprios mecanismos de cura.
Coma mais alimentos que são fontes superiores de antioxidantes, como chia, quinoa, açaí, cacau e frutas vermelhas;
Beba muita água;
Evite álcool e excesso de sal e açúcar.
Receitas detox do chef Ipê Aranha
Suchá de hibisco, canela, gengibre e morangos
Ingredientes:
2 litros de água
2 paus de canela
1 pedaço de gengibre de 5×5 cm
2 colheres de sopa de hibisco desidratado
6 morangos
Modo de fazer
Ferva a água com a canela e o gengibre;
Desligue o fogo, adicione o hibisco e deixa tampado em infusão por 10 minutos;
Coe e bata o chá com os morangos;
Sirva quente ou gelado.
Observação: o hibisco possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar na perda de peso.
Suco de água de coco com melancia e gengibre
Ingredientes
1 litro de água de coco
1⁄4 de melancia
1 pedaço de gengibre (equivalente a um dedão)
10 folhas de manjericão
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador e sirva bem gelado.
Observação: A água de coco possui poder hidratante, enquanto a melancia é rica em potássio e regula o pH do sangue. Já o gengibre é um termogênico natural e o manjericão é diurético, refrescante e estimula o fígado.
Trufas saudáveis
Ingredientes:
1 xícara de tâmaras
1 xícara de nozes
1 colher de sopa de goji berry
1 colher de sopa de cacau
1 colher de sopa de óleo de coco
Modo de fazer:
Bata tudo no processador até obter uma massa homogênea. Depois, é só enrolar e passar cacau em pó ou coco ralado em volta.
Observação: esta receita, além de ajudar na vontade de comer doce, é feita com alimentos que possuem um efeito anti-inflamatório.
Ricos em potássio, o avocado é fonte de gorduras boas e o cacau tem propriedades antioxidantes — Foto: Istock Getty Images
Mousse de avocado com cacau e framboesa
Ingredientes:
2 avocados
2 colheres de sopa de cacau
100 ml de leite vegetal, de preferência de castanha de caju ou amêndoas
2 colheres de sopa de mel ou melado ou maple syrup
Nibs de chocolate 70%
Framboesas frescas
Modo de fazer:
Tire a polpa dos avocados (bem maduros) e despeje no liquidificador;
Misture o cacau, o leite vegetal e uma colher de sopa de mel (se quiser mais doce, coloque mais mel);
Bata no liquidificador até obter um creme homogêneo, similar a uma mousse.
Decore com framboesas frescas e nibs de chocolate.
Observação: ricos em potássio, o avocado é fonte de gorduras boas e o cacau tem propriedades antioxidantes, assim como a framboesa.
Fonte: Globo esporte
Comments