O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, nesta terça-feira (14/1), a criação da Subsecretaria de Saúde Mental, que será vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Para compor os quadros do novo setor, o governador nomeou 20 médicos psiquiatras e remanejou outros profissionais para a pasta, que terá como foco das atividades o cuidado com a saúde mental.
“Tivemos um índice alarmante de quase 30% dos nossos atendimentos nas UPAs [unidades de pronto-atendimento] voltados à saúde mental. Então, há um alerta sobre isso. Agora, a subsecretaria terá um olhar atento sobre essa questão”, comentou Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal, durante o anúncio de abertura da pasta, no último dia 6.
A pasta será chefiada pela servidora titular da SES-DF, Fernanda Figueiredo Falcomer, que foi já foi subsecretária de Promoção das Mulheres na Secretaria da Mulher. Atualmente ela é diretora de Serviços de Saúde Mental da SES-DF.
A nova subsecretaria terá seis frentes:
Diretoria de Atenção Psicossocial;
Gerência de Serviços de Atenção Psicossocial;
Gerência de Desinstitucionalização;
Diretoria de Organização de Serviços de Saúde Mental;
Gerência de Normatização do Cuidado em Saúde Mental; e
Gerência de Organização de Serviços de Saúde Mental.
A convocação dos novos servidores e o documento oficial de abertura da subsecretaria serão publicados em breve no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Fonte: Metrópoles
Comments