Um paciente com pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus surgido na China recebeu um tratamento inovador em um hospital local.
O homem, de 53 anos, estava em estado crítico quando chegou ao Hospital Zhongnan, em Wuhan, cidade onde o surto começou e já deixou 17 mortos e cerca de 600 infectados.
Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, os médicos usaram uma espécie de pulmão artificial, tratamento chamado de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea).
A ECMO funciona como um pulmão artificial que pode “substituir” os pulmões dos pacientes que foram seriamente danificados pelo vírus, permitindo que descansem e recebam tratamento, explica Xia Jian, vice-chefe do departamento de emergência do hospital.
Conforme os pulmões do paciente se recuperam, o suporte da ECMO é retirado.
Na terça-feira, ele já apresentava melhora do quadro de saúde. A expectativa é que o homem deixe o hospital ainda nesta semana.
“A tecnologia ECMO adiciona um caminho para o tratamento de pacientes com pneumonia com novos coronavírus. No entanto, sua aplicação é relativamente estreita, pois é usada apenas em pacientes em estado crítico”, completa a representante do hospital.
Fonte: R7
Comments