top of page
Foto do escritorPortal Saúde Agora

Hospital usa pulmão artificial para tratar paciente com coronavírus

Um paciente com pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus surgido na China recebeu um tratamento inovador em um hospital local.

O homem, de 53 anos, estava em estado crítico quando chegou ao Hospital Zhongnan, em Wuhan, cidade onde o surto começou e já deixou 17 mortos e cerca de 600 infectados.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, os médicos usaram uma espécie de pulmão artificial, tratamento chamado de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea).

A ECMO funciona como um pulmão artificial que pode “substituir” os pulmões dos pacientes que foram seriamente danificados pelo vírus, permitindo que descansem e recebam tratamento, explica Xia Jian, vice-chefe do departamento de emergência do hospital.

Conforme os pulmões do paciente se recuperam, o suporte da ECMO é retirado.

Na terça-feira, ele já apresentava melhora do quadro de saúde. A expectativa é que o homem deixe o hospital ainda nesta semana.

“A tecnologia ECMO adiciona um caminho para o tratamento de pacientes com pneumonia com novos coronavírus. No entanto, sua aplicação é relativamente estreita, pois é usada apenas em pacientes em estado crítico”, completa a representante do hospital.

Fonte: R7

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page