O iFood tenta se defender das críticas de que as empresas de delivery pagam mal e não dão boas condições de trabalho a seus entregadores.
A companhia, do grupo Movile, anunciou na noite de quinta-feira 10 que vai passar a oferecer seguro contra acidentes, desconto em plano de saúde e em seguro de motocicletas e cursos de capacitação aos profissionais parceiros.
O seguro contra acidentes cobrirá despesas médicas e odontológicas de até 15.000 reais, no caso de eventuais acidentes que aconteçam quando o entregador estiver trabalhando para o iFood, em trajeto com o aplicativo ligado. O seguro também tem cobertura de 100.000 reais no caso de morte ou invalidez permanente.
O novo benefício, por ora, ficará restrito à Grande São Paulo, mas chegará em novembro às mais de 660 cidades em que a empresa atua. A informação foi divulgada pelo portal G1.
O seguro faz parte de uma série de novos benefícios que a empresa vem adicionando a seus mais de 70.000 entregadores, como parte do programa “Delivery de Vantagens”, que havia sido divulgado nesta semana. Por meio do programa, os entregadores podem acumular pontos e por entrega e aumentá-los caso ganhem gorjetas (na teoria, sinal de que a entrega foi boa).
Os entregadores podem ganhar descontos em plano de saúde e seguro para motocicletas e, segundo o iFood, outros descontos em aparelhos eletrônicos ou artigos esportivos. O programa incluiu ainda cursos em parceria com o Sesi-SP para cursos com aulas a distância, sobre temas como finanças pessoais, cuidado com equipamentos e segurança no trânsito.
O iFood também anunciou uma parceria com o Sesi-SP para treinamentos. Com aulas à distância, disponíveis a partir do momento que há cadastro no aplicativo, o curso traz dicas de finanças pessoais, segurança e cuidados com equipamentos. Anteriormente, o iFood também já havia realizado “trilhas do conhecimento” por WhatsApp com dicas para um trânsito mais seguro.
Outra ação recente da empresa para o bem-estar dos entregadores foi a adição de pontos de apoio em São Paulo, onde os parceiros podem carregar o celular, ir ao banheiro ou descansar. A empresa afirma que estuda a inclusão desses pontos em outras cidades.
Em julho, a empresa assinou um termo de cooperação assinado com a Prefeitura de São Paulo com objetivo de valorizar a qualidade de vida e segurança dos entregadores.
Em comunicado no lançamento do Delivery de Vantagens, o diretor de Logística do iFood, Roberto Gandolfo, afirmou que há um time específico na área de logística para desenvolver ações de “reconhecimento e valorização para os entregadores”. “Os entregadores parceiros são de extrema importância para nós”, disse Gandolfo.
Fonte: Exame
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