top of page
Foto do escritorPortal Saúde Agora

Instituto Butantan anuncia doação de 400 mil doses da vacina contra a gripe para a cidade do Rio


 
 

O Instituto Butantan, em São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (8) a doação de 400 mil doses de vacina da gripe para a cidade do Rio de Janeiro, atendendo pedido da prefeitura municipal.

De acordo com o Butantan, as doses doadas chegarão ao Rio no máximo até sexta-feira (10).

Segundo a gestão Eduardo Paes (PSD), mais de 21 mil pessoas foram diagnosticadas com Influenza H3N2 na cidade nas últimas três semanas, mas a vacinação contra a doença está parada no município há seis dias por falta de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

“O Instituto e o governo de SP vão fazer essa doação diante do surto da gripe Influenza que atinge os cariocas. A nossa visão é de solidariedade e apoio ao prefeito do Rio de Janeiro para que a equipe dele possa iniciar imediatamente a vacinação na cidade”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Em entrevista ao Bom Dia Rio desta quarta-feira (8), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a Prefeitura do Rio pediu ajuda ao Butantan, que já tinha se proposta a doar 300 mil doses para a cidade. “Infelizmente a gente teve de fazer o contato direto com o Instituto Butantan. A gente não pode esperar, as pessoas precisam se proteger”, disse o secretário. “Eu estou cobrando muito o Ministério da Saúde. Não pode faltar vacina para a gripe, ainda mais durante um surto”, emendou. O diretor-geral do Butantan, Dimas Covas, disse que antes da doação o instituto fez uma oferta de venda de 3,4 milhões de doses da vacina para o Ministério da Saúde encaminhar ao Rio, mas não obteve retorno.

“O secretário de Saúde do município, Daniel Suarans, me solicitou há um tempo a informação em relação às doses disponíveis de vacina da influenza. Eu disse que haveria a possibilidade, mas que também havia sido feita uma oferta ao Ministério da Saúde de 3,4 milhões de doses para que ele atendesse o Rio de Janeiro e, eventualmente, outros estados que, porventura, tenham também surto de influenza”, afirmou.

“O Ministério da Saúde não se pronunciou, não nos respondeu em relação às doses, e o Daniel fez a solicitação ontem de uma possível doação. Entrei em contato com o senhor, [João Doria], que prontamente autorizou essa doação. Está sendo formalizada e chegará ao Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira”, completou Dimas Covas.

Por causa da doação, Doria e Eduardo Paes trocaram gentilezas nas redes sociais. Uma remessa com 100 mil doses despachadas pelo ministério estava prevista para chegar nesta quarta-feira (8), após dois dias de atraso.

A recomendação das secretarias de Saúde é de que pessoas com sintomas leves de gripe na capital fluminense procurem as unidades de atenção primária e as tendas.


Fonte: G'

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page