Fazer um bebê dormir uma noite inteira é um desafio para os pais. O sono é essencial para o desenvolvimento das crianças, mas cada uma tem o próprio ritmo nos primeiros meses de vida e elas acabam acordando diversas vezes durante a noite por fome ou algum desconforto.
Viralizou nas redes sociais, recentemente, a teoria de que colocar um limão cortado no berço acabaria com esse problema, fazendo o bebê dormir à noite. Logo surgiram diversos vídeos de mães testando a dica, afirmando que os bebês tiveram uma noite tranquila de sono quando a fruta foi colocada no quarto.
Embora a dica do limão possa parecer um santo milagre para quem assiste aos vídeos, pediatras ouvidos pelo Metrópoles afirmam não haver nenhuma comprovação científica – e até mesmo, nenhuma possível explicação – para o fato de as rodelas de limão induzirem o sono de bebês. Ao contrário, eles alertam que a prática pode ser perigosa.
“Nem cheiro, nem aroma, nem chupar limão modificam o sono da criança. Isso não é baseado em evidência científica nenhuma. Aromaterapia não é medicina”, afirma o médico Renato Kfouri, pediatra infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
A pediatra Tainá de Carvalho Coelho, médica do Centro Clínico Mantevida de Brasília, diz que também não conhece qualquer estudo que relacione o limão ao sono. “A gente sabe que cuidar de um bebê que não tem um ritmo de sono tranquilo é muito difícil, muito extenuante. As famílias acabam apostando em tudo e, quando algo assim circula na internet, se torna um acalento. Eles acreditam que vai dar certo”, considera.
Riscos para o bebê
A pediatra Sandi Sato, da Maternidade Brasília, da rede Dasa, alerta que existem alguns riscos caso os pais desejem experimentar a técnica. Caso o bebê toque ou inale as substâncias ácidas presentes no limão, podem ocorrer alergias ou irritações cutâneas. O recém-nascido também pode engasgar se levar a fruta à boca.
“Pode ocorrer também a ingestão acidental e engasgo se o bebê colocar na boca, além da fruta atrair insetos como mosquitos, formigas e abelhas”, considera Sandi.
Como fazer o bebê dormir a noite toda?
Embora os pais anseiem pelo sono tranquilo do filho, os pediatras esclarecem que é normal o bebê ter períodos curtos de sono. De acordo com a médica do Centro Clínico Mantevida, o sono depende da maturação neurológica da criança. Ela acontece de maneira efetiva próximo aos 4 anos de idade.
“Existem muitas teorias, cursos, consultores de sono, tanto dentro da área médica quanto de outras áreas que justificam fazer A, B, C, ou D para o bebê dormir a noite toda, mas, na verdade, isso depende muito da maturação neurológica de sono da criança. Alguns têm essa maturação mais rápido, outros não”, afirma Tainá de Carvalho Coelho.
“Infelizmente, a gente ainda não tem uma mágica para ter uma noite de sono completa nos bebês que ainda não tem essa maturação neurológica”, considera.
Fonte: Metrópoles
Comments