top of page
Foto do escritorPortal Saúde Agora

Mito ou verdade: mulheres têm cheiro diferente quando estão mais férteis? Cientistas respondem



Há muitos anos falam que as mulheres exalam um cheiro mais atraente aos homens quando estão no período fértil, ou seja, quando tem mais probabilidade de engravidar, mas será que isso realmente é verdade? Pesquisadores da Universidade de Leipzig recrutaram 91 homens para avaliar os aromas de 29 mulheres com idades entre 20 e 30 anos e descobrir a resposta.


A conclusão é que este aroma diferente é um mito. As mulheres do estudo eram todas vegetarianas ou veganas, não fumavam e não usavam nenhum contraceptivo hormonal nos últimos seis meses. Os cheiros foram coletados com discos de algodão sob as axilas em diferentes estágios do ciclo menstrual, e os homens foram solicitados a classificar os cheiros com base na atratividade, prazer e intensidade.


Os pesquisadores acreditavam que os homens considerariam o cheiro mais atraente se ele fosse exalado durante o pico de fertilidade ovulatória — um dia antes da ovulação e o dia em que a ovulação ocorre.


O estudo, no entanto, não revelou nenhuma ligação entre as classificações de atratividade e a fertilidade. Análises químicas posteriores sugeriram que não havia diferença na composição química do odor de mulheres férteis.


"As decisões humanas sobre a escolha do parceiro são baseadas na qualidade dos parceiros em potencial e, portanto, dependem do julgamento de aspectos de sua atratividade física. Mesmo mudanças sutis na aparência física de uma mulher podem fornecer informações sobre seu estado fértil atual, como mudanças faciais ou vocais”, escreveram os médicos em artigo publicado no periódico Proceedings of the Royal Society B.


Pesquisas anteriores


Uma outra pesquisa, realizada por especialistas da Universidade de Berna, na Suíça, sugeriram que as mulheres no período mais fértil do ciclo menstrual liberam hormônios reprodutivos que apresentam um cheiro mais atraente.


Um total de 28 mulheres doaram seu odor corporal, com as amostras posteriormente classificadas de 0 a 100 por 57 homens. Seus níveis hormonais foram determinados usando amostras de saliva.


Mulheres com altos níveis de estrogênio e baixos níveis de progesterona — um indicador de fertilidade — foram consistentemente classificadas como tendo um olfato melhor.


Fonte: O Globo

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page