O médico norte-americano Marco Maricevich chegou na tarde esta sexta-feira (23) a Ribeirão Preto (SP) para uma cirurgia de Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kart no Recife (PE).
Especialista em microcirurgia reconstrutiva, Maricevich fará parte da equipe que fará um transplante de pele na jovem marcado para este sábado (24) no Hospital Especializado, o primeiro procedimento de grande porte a ser realizado na paciente desde a chegada dela ao interior de São Paulo no último domingo (18).
Anteriormente, ela foi submetida a cirurgias de menor proporção, para retirada do reimplante e para reconstituição das pálpebras, segundo o hospital. Nesta nova etapa, a pele das costas será utilizada para encobrir parte da teste e das costas, em um procedimento que pode durar até 12 horas.
“Vai ser uma cirurgia de alta complexidade, pode durar de oito a 12 horas. Acabei de chegar de um voo de 12 horas. Vou me reunir com a equipe do Hospital Especializado pra traçar um plano definitivo”, disse.
Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maricevich atua como professor assistente no Baylor College of Medicine (BCM), em Houston, e lida com casos semelhantes ao de Débora frequentemente. Desde ao acidente da jovem, o especialista já estava trocando informações com a equipe médica brasileira.
O médico Marco Maricevich, especialista em microcirurgia, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV
O médico está otimista para a recuperação de Débora. “O resultado geralmente é muito bom. O objetivo desse procedimento é reintegrar a paciente à sua vida anterior ao trauma”, afirmou.
Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira, ela tem sido submetida a tratamento clínico, sem intercorrências, com auxílio de sessões na câmara hiperbárica.
O acidente
Débora participava de uma corrida de kart com o namorado na tarde de 11 de agosto, em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, quando o cabelo dela, que era na altura da cintura, soltou da touca e ficou preso no motor.
A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca da jovem, que foi socorrida pelo namorado e levada ao Hospital da Restauração, na capital pernambucana. Tumajan disse que pegou “o rosto dela na mão”, colocou em uma sacola e correu para levá-la ao hospital.
O reimplante foi feito no atendimento de emergência. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Após o reimplante, Débora ainda passou por outra cirurgia para a retirada de trombos que surgiram.
Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, foi transferida de Recife (PE) para Ribeirão Preto (SP) — Foto: Chico Escolano/EPTV
Na quinta-feira (15), os médicos já haviam apontado o risco de o procedimento inicial não funcionar devido a obstruções em veias e artérias da área operada. Maricevich, que acompanhava o caso à distância, apontou a necessidade de transferir Débora para um centro de referência em cirurgia reconstrutiva para que o tratamento avançasse.
No domingo (18), Débora deixou o Hospital da Restauração e foi transferida em um avião particular de pequeno porte para Ribeirão Preto. A aeronave pousou no Aeroporto Leite Lopes no fim da tarde e uma ambulância levou a jovem até o Hospital Especializado, onde ela segue internada na UTI.
A assessoria do Walmart informou que desde o acidente tem prestado todo o suporte necessário à Débora. Tanto o transporte dela, quanto do noivo, de Recife para Ribeirão Preto, assim como o tratamento médico particular, estão sendo custeados pela empresa.
Ainda segundo o Walmart, a jovem manifestou a vontade de ter outra pessoa da família como acompanhante, além do noivo. A empresa está providenciando a viagem aérea desse parente até o interior de São Paulo nos próximo dias.
Fonte: G1
Comments