top of page
Foto do escritorPortal Saúde Agora

Médico pediatra que morreu de Covid-19 é homenageado: 'Deu a vida pelos pacientes'



Funcionários do Hospital Seara do Bem Materno e Infantil, em Lages, na Serra catarinense, homenagearam na manhã de terça-feira (18) o médico pediatra Moacir José Cucco, que morreu vítima da Covid-19. O ato foi organizado pela direção da unidade, onde o profissional trabalhava há 44 anos.


Doutor Cucco, como era chamado, tinha 72 anos e morreu na manhã de segunda (17). Ele foi diagnosticado com coronavírus no dia 23 de julho e passou aproximadamente 20 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O médico deixa esposa e três filhas, uma delas médica psiquiatra. "Era um baluarte do hospital Seara do Bem. Estava aqui conosco desde 1975, então é uma perda muito grande", lamentou o diretor administrativo da unidade, Éder Gonçalves. Cucco era chefe do serviço de urgência e emergência do Hospital Seara do Bem e trabalhava como plantonista no setor. Gonçalves conta que entre os pacientes com quem o pediatra tinha contato diariamente poderiam haver casos positivos da doença, mas ainda sem diagnóstico. "Deu a vida por esse hospital e pelos pacientes pediátricos. É uma semana de muita tristeza. Ele deixou um legado muito grande, e a gente tem que pensar nessa parte boa que ficou. Uma pessoa amada, muito querida, que valorizava cada dia como se fosse o último da sua vida", recordou o diretor técnico do hospital, Pablo Rodrigo Knihs. O presidente do hospital, Wilson Ribeiro dos Santos, também lamentou a morte do profissional de saúde. "Hoje , o Hospital Seara do Bem sente-se pesaroso com a morte de nosso grande irmão e colaborador dessa instituição. Nós temos certeza que no plano espiritual ele está sendo recebido com muito amor e carinho. Foi um homem que praticou muito a caridade. Hoje, estamos de luto", disse Santos. Cucco também era professor do curso de medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). "Nossa homenagem a esse profissional incrível que com sua dedicação e amabilidade dedicou sua vida para cuidar de nossas crianças", disse a instituição em nota publicada em uma rede social.

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) também emitiu uma nota de pesar, destacando a experiência e dedicação à medicina. "Transformou-se em referência e era imensamente respeitado pela comunidade lageana", disse.


Fonte: G1

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page