top of page

O que é 'sleepmaxxing'? Conheça risco da tendência viral que visa melhorar o sono



Há pessoas que não conseguem dormir bem e buscam alternativas para ter um descanso melhor. Recentemente, uma tendência nas redes sociais chamada "sleepmaxxing" se tornou viral. Essa prática abrange desde a implementação de rotinas relaxantes até o uso de dispositivos especializados para alcançar um sono reparador.


Usuários do TikTok compartilham seus segredos, desde fitas adesivas e expansores de narinas até coquetéis de magnésio e comer kiwi antes de dormir. Embora essas técnicas possam ter seus benefícios, alguns especialistas têm preocupações, pois podem aumentar os riscos à saúde devido aos instrumentos utilizados.


Para Carleara Weiss, consultora de ciência do sono da Aeroflow Sleep, o marketing do sono como um produto é preocupante.


— Devemos ter cuidado para não desviar o foco do real bem-estar para outro, de apenas comprar mais e mais produtos — afirma.


O termo "sleepmaxxing" abrange qualquer tipo de dica ou truque que pode ajudar você a adormecer mais rápido e por mais tempo. É por isso que muitos estão aderindo a essa nova tendência. A cada dia as pessoas buscam mais recursos para conseguir ter um sono reparador, pois entenderam que é importante que o corpo recupere energia da melhor maneira possível.


Mas muitos se perguntam se essa técnica realmente funciona e quão benéfica ela é para a saúde, e alguns especialistas alertam que, embora essas práticas sejam muito úteis, elas carecem de respaldo científico e podem ser contraproducentes.


O uso de fitas bucais para promover a respiração nasal durante o sono pode não ser adequado para todos e, em alguns casos, pode representar um risco à saúde.


— Pesquisas limitadas mostram que a fita adesiva na boca pode não ser eficaz para todos os respiradores bucais durante o sono e, em alguns casos, piora o fluxo de ar durante o sono.


Também há o risco de aspirar catarro e conteúdo refluído para os pulmões se a boca for tapada; ouvi falar de pacientes que desenvolveram pneumonia por aspiração após tapar a boca — alerta Clete A. Kushida, neurologista e especialista em sono da Stanford Health Care.


No entanto, há outros que são muito úteis, como óculos bloqueadores de luz azul, que ajudam a regular os ritmos circadianos, enquanto comer kiwis antes de dormir demonstrou aumentar os níveis de serotonina e melatonina e melhorar a qualidade do sono.


Fonte: O Globo

Comments


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page