Pessoas saudáveis e que não possuem nenhum quadro de doença estomacal podem sofrer com dores no estômago? De acordo com o psiquiatra Dr. André Francisco da Silva Alvares é possível, sim. Essas dores não necessariamente estão ligadas a inflamações ou doenças preexistentes, mas sim a má digestão que está diretamente ligada ao consumo exagerado de substâncias como álcool, fumo, e alimentos gordurosos ou condimentados demais e até a alimentação excessiva e a problemas emocionais. Este último pode acarretar na chamada dispepsia funcional, como explica o médico. Confira a opinião do especialista:
Quando somos persistentemente submetidos a níveis elevados de estresse e de ansiedade não comprometemos somente nosso emocional, mas também nosso organismo como um todo.
Dentre várias outras manifestações físicas, chama a atenção a dispepsia funcional, conhecida popularmente como gastrite nervosa.
A gastrite nervosa pode proporcionar uma gama de sintomas (azia, queimação, sensação de inchaço, dor abdominal, enjoos, vômitos e até mesmo perda do apetite e diarréia), no entanto, ao contrário dos outros tipos de gastrite, a gastrite nervosa não gera processo inflamatório no estômago.
Por apresentar sintomatologia muito semelhante ao da gastrite convencional sua causa real pode demorar a ser identificada.
Desta forma é importante que seja feito o acompanhamento médico para saber se realmente o desconforto vem de problemas emocionais ou de outras desordens.
Na maior parte dos casos, quando os problemas emocionais são tratados os sintomas gástricos desaparecem.
O Dr. André Francisco é médico atuante no Centro Clínico Salutá, no Distrito Federal.
Siga o Dr. André Francisco no Instagram: instagram.com/andrefranciscoalvares
Centro Clínico Salutá: instagram.com/hospitalsaluta
Comments