top of page

Psicóloga dá dicas para idosos superarem isolamento social por causa do coronavírus

Para conter a proliferação do novo coronavírus, a população tem lidado com novos hábitos, que incluem não sair de casa a fim de reduzir o risco de contágio com a Covid-19. Os idosos, que fazem parte do grupo de risco (a maioria das mortes confirmadas pela doença acontece em pessoas acima dos 60 anos – com a maior taxa entre pessoas com mais de 80 anos), são os que mais vêm sofrendo com o isolamento social.

Para tentar apaziguar a quarentena da ”melhor idade”, Quem entrevistou a psicóloga Janice Valentim, do Espaço Stella Torreão, academia localizada na Fonte da Saudade, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde seu maior público é da terceira idade, e pediu para a profissional dar dicas de atividades que os idosos podem fazer em casa para exercitar a memória, a aptidão e, principalmente, para combater a solidão.

Confira, abaixo, as dicas da profissional:

CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e aumenta preocupações. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas que gerem bem-estar. Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e, se possível, partilhe histórias positivas.

CUIDE DO SEU CORPO Tente praticar exercícios e se alimentar de forma saudável. Relaxar, praticar meditação e alongamento, além de evitar o abuso de álcool ou drogas fazem diferença na saúde física e mental.

FAÇA COISAS QUE GOSTA Ouvir uma boa música, fazer um curso on-line, ler aquele livro esquecido ou assistir aquela série que te recomendaram. Aproveite o tempo disponível para isso.

APROVEITE PARA COLOCAR AS COISAS EM ORDEM Sabe aquela arrumação de armário, de gavetas, de arquivos e fotos do computador, de e-mails da caixa postal, das plantas da casa? Aproveite o tempo e faça coisas que possam ocupar e relaxar a sua mente.

TENTE ESTABELECER UMA ROTINA Tente fazer as coisas nos mesmos horários e criar uma rotina de trabalho e autocuidado, isso ajudará o dia a acontecer de um jeito mais organizado e tranquilo. Lembre-se que estamos todos na mesma situação e os cuidados afetam toda a sociedade.

PEÇA AJUDA SE PRECISAR Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV – Centro de Valorização da Vida (188)

SE CONECTE Tire uma parte do seu dia para conversar com outras pessoas e interagir com os que estão na sua casa. Seja para falar sobre trabalho, estudo ou como está se sentindo. Não se isole!

NÃO PARE SEU TRATAMENTO É normal se sentir nervoso ou com medo, mas se você está em tratamento médico, não pare a medicação e procure seu médico se perceber uma piora nos sintomas.

Fonte: Revista Quem

Comments


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page