top of page

Que tipo de chocolate é melhor para a saúde e quantos quadradinhos você pode comer para não ganhar peso?



É um dos alimentos mais comercializados e procurados no mundo: o chocolate. Ela tem todos os tipos de variedades: branca, ao leite, de amêndoas e, a preferida dos mais fitness: a amarga.


Este, assim como os outros tipos, é obtido a partir dos grãos de cacau, que quanto menos processados ​​forem e quanto mais amargos permanecerem, mais propriedades nutricionais fornecem. Hoje sabemos que, graças a este ingrediente principal, o chocolate pode proporcionar benefícios antioxidantes, cardioprotetores e reguladores do humor, entre outros.


O cacau, extraído das sementes da árvore Theobroma cacao, foi cultivado pela primeira vez nas Américas, onde foi descoberto pelos olmecas, a primeira civilização da Mesoamérica. No entanto, foram os maias que lhe deram grande importância pelos seus benefícios à saúde e também o utilizaram como moeda. Eles prepararam o precursor do "chocolate quente", uma bebida feita com cacau, água quente e especiarias, que eles chamavam de "a bebida dos deuses".


De acordo com o site especializado em saúde Medical News Today, pode ser um alimento saudável, mas também tem alguns aspectos negativos. Entre os mais notáveis ​​está o seu alto teor calórico devido à percentagem de açúcar e gordura; o risco de enxaquecas porque o cacau contém compostos que afetam os neurotransmissores e os vasos sanguíneos, como tiramina, histamina e fenilalanina; e a possibilidade de desenvolver cáries dentárias, que depende tanto do seu nível de açúcar, da sua higiene bucal e da frequência com que você o consome.


Sobre o medo que a maioria das pessoas tem ao consumi-lo — o ganho de peso — Sol Vazquez, nutricionista funcional e fundadora da Planta Made, explica que o chocolate amargo tem menos açúcar e mais gordura saudável, o que gera maior saciedade.


— Consumido com moderação, ele não só não faz você ganhar peso, como também pode ajudar a regular os desejos — diz ele.


A quantidade recomendada? Ela aconselha consumir entre 20 e 30 gramas diariamente para aproveitar os benefícios sem exagerar.


Propriedades do chocolate amargo


O chocolate amargo, além de ser uma iguaria, possui inúmeras propriedades que beneficiam diretamente a saúde. Embora seja frequentemente associado ao ganho de peso, sua composição inclui compostos com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e cardioprotetores, tornando-o uma opção mais saudável do que comumente se pensa.


Vazquez destaca que entre as características nutricionais mais notáveis ​​do chocolate amargo está "uma combinação de magnésio, ferro, zinco, fibras e antioxidantes". O especialista ressalta:

— É praticamente um superalimento disfarçado de prazer.


Melhora o humor


O estudo, "O consumo de chocolate amargo com 85% de cacau melhora o humor em associação com alterações da microbiota intestinal em adultos saudáveis: um ensaio clínico randomizado", publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, examinou o efeito do chocolate amargo no humor de adultos saudáveis ​​com idades entre 20 e 30 anos. Os participantes consumiram 30 gramas de chocolate amargo com 85% ou 70% de cacau diariamente durante três semanas. O grupo de controle não consumiu chocolate amargo.


O que foi descoberto? Aqueles que consumiram o chocolate amargo 85% experimentaram uma redução significativa nos sentimentos de sofrimento emocional, em comparação com aqueles que consumiram apenas o chocolate amargo 70% e o grupo de controle.


Outro artigo publicado na Frontiers in Pharmacology revela que o cacau também contém teobromina, um composto químico que age de forma semelhante à cafeína e influencia positivamente o humor e o estado de alerta das pessoas.


Antioxidante


— É um alimento rico em flavonoides e polifenois — compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias — semelhantes aos encontrados em frutas vermelhas — diz o Lic. Vázquez.


Além disso, explica que combate o estresse oxidativo no organismo e, graças à sua concentração de magnésio, controla os níveis de ansiedade. Vale ressaltar que este é um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes, com uma pontuação ORAC de 95 mil unidades.


Esta classificação ORAC (capacidade de absorção de radicais de oxigênio) representa a capacidade de absorção de radicais de oxigênio obtida por meio de uma análise em tubo de ensaio que mede o poder antioxidante total de um alimento ou substância. No caso do chocolate amargo, graças à sua riqueza em cacau, ele tem mais capacidade antioxidante do que mirtilos e bagas de goji.


Cardio protetor


Pode beneficiar o coração reduzindo a pressão arterial e melhorando os vasos sanguíneos. É o que afirmam os pesquisadores do "Estudo Randomizado dos Efeitos do Chocolate Rico em Cacau no Acoplamento Ventrículo-Arterial e na Função Vascular em Jovens Adultos Saudáveis", que estudaram um grupo de jovens adultos saudáveis ​​que consumiram chocolate amargo contendo 90% de cacau por 30 dias e apresentaram melhoras nos valores da pressão arterial em comparação com aqueles que consumiram chocolate amargo com menores concentrações de cacau.


Lic. Vazquez explica que além do citado, melhora o perfil do colesterol.


— Seus flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, fazendo com que o coração trabalhe com menos esforço — explica.


Fonte: O Globo

Comments


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page