Nesta sexta-feira (7), o Google homenageou os 158 anos do nascimento de Rita Lobato de Freitas, a primeira médica formada no Brasil. Ela também foi a segunda médica da América Latina e a primeira vereadora do Rio Grande do Sul.
Quem foi Rita Lobato?
Nascida na cidade de São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 7 de junho de 1866, ela iniciou seus estudos no Rio de Janeiro aos 17 anos de idade, segundo a pesquisa de Francisco Bruno Lobo, historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Após o primeiro ano no Sudeste, ela foi transferida para Salvador, na Bahia, com concessão especial por conta de problemas de saúde do seu irmão.
Aos 21 anos, ela se formou como a primeira médica do país. Isso se deu porque Rita conseguiu diminuir seu tempo na universidade ao realizar os chamados exames, ou provas, de um ano superior ao seu e assim, finalizou o curso de seis anos em quatro.
A sua tese de doutoramento (o trabalho entregue na conclusão da faculdade) teve como título: "O paralelo entre os métodos preconisados na operação cesariana".
"Foi apresentada em 30 de setembro, defendida em 24 de novembro e aprovada com distinção. Colou grau no dia 10 de dezembro de 1887 e seu diploma foi expedido com data de 31 de julho de 1888", escreveu o historiador em um texto dedicado à história da médica.
No entanto, a mãe de Rita não viu sua conquista. Rita Carolina Velho Lopes, que sempre a apoiou na escolha de virar médica, morreu quatro anos antes da formatura da filha, no parto do filho caçula, de acordo com o Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial.
Fonte: O Globo
Comments