O Natal e o Ano Novo são datas muito esperadas. As ceias e as bebidas costumam ser planejadas com antecedência para agradar amigos e familiares. Mas, para algumas pessoas, a refeição deliciosa pode se transformar em um pesadelo logo depois.
Quem sofre de refluxo tem de lidar com sintomas desconfortáveis dependendo do que come. O nutricionista Bruno Redondo enfatiza que pacientes com a condição devem estar atentos ao que colocam no prato. “Não tem outro jeito. Não adianta se enganar, porque o mal estar vem logo depois”, afirma.
O refluxo é uma irritação no estômago causada pela má alimentação ou por fatores psicológicos como estresse e ansiedade. A irritação no estômago faz com que o alimento volte para o esôfago após a ingestão.
Alimentos que agravam o quadro
O nutricionista recomenda que as pessoas com refluxo evitem alimentos como:
Frituras: a tradicional rabanada é um alimento a ser cortado pelas pessoas com refluxo por ser muito gorduroso. A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácidos estomacais, irritando ainda mais o estômago;
Álcool: vinhos, champanhe e licores costumam ser bem-vindos em confraternizações. No entanto, o álcool causa um desequilíbrio na produção de ácidos no estômago, o que agrava o refluxo;
Chocolate: rico em cafeína e gordura, o alimento estimula a produção de ácidos estomacais e provoca queimação no estômago e na garganta de quem sofre de refluxo.
Bruno Redondo acrescenta que, além da má alimentação, o estilo de vida sedentário, estressado e/ou ansioso contribuem para o problema. Contudo, de acordo com ele, a condição pode ser revertida em 95% dos casos com o tratamento.
Fonte: Metrópoles
Comments