Prever tendências, necessidades e elaborar políticas públicas para um país requer um amplo trabalho de coleta de dados. Para a saúde bucal não é diferente. A cada dez anos, o governo brasileiro faz um levantamento nacional para identificar os principais problemas dentários, como cáries, má oclusão, doenças periodontais, entre tantos outros.
Este ano, em sua quinta edição, a pesquisa SB Brasil 2020 vai examinar 30 mil pessoas para levantar informações que qualifiquem o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal.
O levantamento será feito em todas capitais do país, no Distrito Federal e em cinco municípios do interior em todas regiões do Brasil. Esse tipo de pesquisa epidemiológica é feito a cada 10 anos e a execução da edição de 2020 será feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Segundo o Ministério da Saúde, os quatro levantamentos nacionais anteriores, feitos em 1986, 1996, 2003 e 2010, contribuíram para a construção da série histórica e da base de dados do perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.
Consulta pública
Para elaborar a metodologia a ser usada na pesquisa, o Ministério da Saúde abriu consulta pública pedindo sugestões de como essa coleta de dados será feita. O prazo para o envio das contribuições pela internet termina hoje (17).
Fonte: Agência Brasil
Comments