Responsável por mais de 70% do corpo humano, a água é essencial para a sobrevivência. As suas funções no organismo são das mais variadas. Uma delas é manter a saúde da boca, já que ela atua diretamente no equilíbrio de pH bucal. Outra é a proteção dos dentes contra possíveis doenças bucais.
Bruna Lavinas, dentista e professora adjunta no Programa de Pós-graduação em Patologia da Faculdade de Medicina Universidade Federal Fluminense (UFF), aponta para a função essencial da saliva nesse processo.
— A saliva ela têm uma importância enorme na nossa saúde oral, que impacta na saúde geral. Ela é capaz de manter o PH, da mucosa e da boca da cavidade oral. Sua função principal é manter o pH neutro para que a gente não ocorra o processo de desmineralização, ou seja, perca os minerais do dente — explica a especialista.
Segundo a cirurgiã-dentista Danielly Moura, o mínimo necessário de ingestão do líquido diariamente para garantir a produção de saliva é 1 litro e meio.
— A saliva é muito importante no processo de defesa da nossa boca e do nosso corpo. Ela é essencial também no processo de digestão — Danielly conclui. Qual é a quantidade e a temperatura ideal? De acordo com a dentista Bruna Lavinas, fazer diariamente a ingestão de água na quantidade ideal para a sua massa corporal enquanto ela estiver em temperatura ambiente é o suficiente para manter a saúde dentária.
A água muito quente ou muito fria podem sensibilizar a gengiva, causando desconforto. Enquanto a ingestão excessiva do líquido também pode causar outros consequências, como ânsia de vômito. Novos estudos sugerem que a quantidade de 1,5 a 1,8 litros por do líquido dia seria o suficiente para algumas pessoas.
— Pessoas com a "boca seca", pouco hidratada, ficam mais desprotegidas contra o aparecimento de cáries. Fora isso, essa pessoa desidratada também desenvolve mau hálito — alerta o cirurgião-dentista Luciano Moura.
Doenças ligadas à baixa ingestão de água
Outro ponto importante do consumo de água é que ela protege contra doenças. As que estão diretamente relacionadas à baixa ingestão do líquido são:
Cárie
Gengivite
Doença periodontal
Infecções oportunistas, como a candidíase
Além disso, pessoas que utilizam medicações como anti-hipertensivos, anti-depressivos e ansiolíticos tendem a sofrer de uma redução brusca na produção de saliva, por isso, é recomendado beber muita água durante o dia.
Fonte: O Globo
Comments